top of page

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • Instagram Clean Grey
Buscar

Aparelho fixo: estou usando?

  • Foto do escritor: lulismaiello
    lulismaiello
  • 28 de jun. de 2017
  • 5 min de leitura

Siim, eu voltei a usar Aparelho fixo, mas dessa vez eu optei pelo Transparente (por motivo de estética), usei aparelho antes com meus 9 anos. Tirei e depois (hoje em dia), tive que colocar de novo por conta dos sisos que eu retirei.

E o que comer depois que coloca? Dê preferência para alimentos macios e não mastigáveis. Além de apresentarem poucas chances de danificar o aparelho, estes alimentos também causam menos dores nos dentes sensíveis. Ainda é possível comer legumes, mas não esqueça de cozinhá-los até que fiquem macios e fáceis de mastigar.

Quais são esses alimentos? Queijos macios; Iogurtes; Sopas; Carnes macias cozidas e sem ossos (frango, peru, almôndega, etc.); Frutos do mar macios e sem ossos (peixes, torta de caranguejo, etc.); Massas; Arroz macio e bem cozido; Ovos ou omeletes; Feijão bem macio; Pães macios sem casca; Tortilhas macias; Panquecas; Biscoitos, muffins e outros assados macios; Pudins; Purê de maçã; Banana; Sorvetes, milk-shakes ou smoothies; Gelatina.

E o que evitar de comer? Evite alimentos sólidos e duros. Evite alimentos que sejam crocantes, principalmente logo após a consulta com o dentista, pois eles podem rachar o aparelho e causar dor forte.

Quais são esses alimentos? Todos os tipos de castanhas; Granola; Pipoca; Gelo; Casca de pão; Rosquinhas; Borda de pizza; Salgadinhos; Tacos com massa dura; Cenouras cruas (exceto quando picadas em pedaços pequeninhos); Maçãs (exceto quando cortadas em fatias pequenas); Milho na espiga.

E porque não comer alimentos pegajosos ou grudentos? Estes alimentos prejudicam o aparelho e podem causar dor ao serem mastigados. Os doces e os chicletes são os piores exemplos a serem evitados.

Quais são esses alimentos pegajosos e grudentos? Qualquer tipo de goma de mascar; Alcaçuz; Balas de café; Caramelo; Balas mastigáveis; Pirulitos mastigáveis.

E realmente com a presença do aparelho, você costuma jogar a maioria dos alimentos para os dentes de trás, tudo você come mais cortado e mastiga até mais e importante coma DEVAGAR.

E quais são as dicas?

  • Evite refrigerantes, pois eles contêm muito ácido e açúcar, o que pode causar erosão nos dentes e nos aparelhos, causando manchas. O excesso de refrigerantes também pode causar cáries.

  • Evite deixar que os dentes de cima toquem nos de baixo no começo, pois isso pode causar dor.

  • Caso esteja sentindo muita dor para comer mas ainda esteja com fome, beba um milk-shake ou um smoothie bem gelado. O frio aliviará a dor e a bebida matará a fome.

  • Mastigue com o lado da boca que estiver apresentando menos dor.

  • Não mexa no aparelho: você pode quebrar os fios dele e prolongar o tratamento desnecessariamente.

E quais são os avisos que a sua dentista te recomendou?

  • Não cutuque o aparelho. Por mais que ele pareça resistente, os fios são bastante frágeis. O conserto do aparelho é caro e prolongará o tratamento.

  • Os aparelhos são bastante precisos e frágeis. Massas duras e alimentos pegajosos podem soltá-lo ou quebrá-lo. Evite também mastigar objetos não comestíveis que possam dobrar os fios e causar desconforto.

E sempre bom saber quais são os tipos de aparelhos que existem e o que cada um faz. Vamos lá?

Aparelho fixo: Esse é o tipo mais comum. Possui bandas, fios e/ou braquetes. Os dentes são puxados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta "Por não permitir a remoção, não dependemos muito da colaboração ou utilização por parte do paciente para obter resultados efetivos. Com esse aparelho conseguimos movimentos precisos dos dentes, porém exige um cuidado maior na sua higienização", explica o expert em aparelhos. Além disso, o profissional ressalta que os aparelhos fixos atuais estão muito mais anatômicos e confortáveis para a boca.

Aparelho Fixo Estético: Possui a mesma função que o aparelho de metal: corrigir dentes tortos e desalinhados. Porém, esse modelo é feito de materiais transparentes, mantendo assim uma melhor estética quando comparado ao metálico. Os braquetes são feitos, em geral, de policarbonato, porcelana ou safira. Além de super discreto, eles não desgastam e proporcionam mais segurança e beleza ao sorriso do paciente. A procura por esse tipo aumenta constantemente. É uma excelente opção para quem quer e precisa corrigir a má formação sem deixar de lado a estética e a aparência.

Aparelho Móvel: Muito eficaz para crianças com ou sem dentição definitiva. Em geral, até uns 12 anos de idade é aconselhável esse tipo de aparelho. Explicando de uma forma bem simples, o aparelho móvel tem a função de manter os dentes na posição certa, por isso, ele é indicado após a retirada do aparelho fixo para conter o desalinhamento dos dentes. Mesmo que seja móvel, seu uso deve ser constante. Deixar de usá-lo regularmente pode prejudicar todo o resultado do tratamento.

Aparelho Alinhadores: Mais usado em tratamentos odontológicos estéticos, os alinhadores são quase invisíveis e bastante sofisticados feitos sob medida. São produzidos através de softwares que permitem visualizar os planejamentos e resultados pretendidos. Bem legal, não é? Os alinhadores promovem um tratamento não só higiênico, mas estético, com menos dores e mais eficiência nos resultados.

Essa também é uma boa opção para as pessoas que apresentaram alguma rejeição relacionada ao metal ou, especificamente, ao níquel que existe em aparelhos metálicos, provocando inflamação excessiva na gengiva. " Essas rejeições pode ser contornadas com o uso desses alinhadores que seria o ideal devido a ausência de partes metálicas", indicou.

Aparelho Lingual: Para casos mais simples, de curta duração, o aparelho lingual costuma ser o mais indicado. Ele também é considerado um aparelho da ortodontia invisível, já que os braquetes são colados na parte interna dos dentes, ficando em contato com a língua, ou seja, os dentes escondem o uso do acessório. Sua funcionalidade é a mesma de um aparelho fixo. Além do ganho estético, o modelo é indicado para praticantes de esportes de maior contato, já que uma pancada na região da boca pode provocar traumas ocasionados entre o impacto e o aparelho e, com isso, cortar a boca.

Uma dica minha: caso o aparelho esteja machucando sua boca (ligue para o profissional e veja o que está acontecendo – pode ter ficado um fio para fora, o braquete está machucando), nos primeiros dias é horrível comer (fiquei a base de sopa e coisas mais liquidas por uns 5 dias, por conta do incomodo e como minha dentista disse é uma coisa “estranha” na sua boca) e não deixe de usar passa fio (caso seu aparelho for difícil de passar o fio dental normal), aqueles gargarejos e quando for escovar os dentes, escove devagar e com muito cuidado e movimentos circulares.

Sim, esse aparelho fixo estético nem da para perceber que estou usando, de tão discreto e bonito que ele fica. Sorrisinho agora metalizado.


 
 
 

Comments


© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page