Dicas de como limpar aliança de Ouro e Prata
- lulismaiello
- 30 de nov. de 2016
- 3 min de leitura
Alianças são mais que objetos de valor, representam um sentimento e um momento importante na vida dos casais. Feitas para durar por toda vida, as alianças, mesmo sendo feitas de ouro, com o tempo começam a perder o brilho. O que é normal, afinal, as tarefas diárias e até o próprio manuseio dos objetos fazem com que os riscos comecem a aparecer e o brilho ficar opaco.

Oxidação é normal?
Com o uso frequente e o consequente contato com calor, suor e produtos químicos, as joias podem tornar-se um pouco mais foscas. Mas não se preocupe, pois isso é completamente normal e acontece devido a um processo de oxidação, normal às alianças de prata. Além de perder parte do brilho, elas podem, inclusive, ficar com algumas manchas. O ideal é que você faça a correta manutenção da peça, como ensinaremos a seguir.
Como cuidar da aliança para deixá-la sempre brilhando:
Não vamos falar que para manter o brilho deve-se evitar usá-las sempre que possível, acaba sendo um tanto quanto inconveniente não é? Quem usa aliança sabe que evitar usar não é a forma mais aconselhada. Por isso, trouxemos algumas dicas de como restaurar o brilho da aliança para deixá-la sempre com cara de nova. Confira!
Coloque em um recipiente um pouco de pasta de dente e depois acrescente bicarbonato de sódio (se não tiver pode ser sal) e misture bem. Também pode ser usado um batom clarinho, mas sem o sal.
Passe a mistura em volta da aliança e por dentro com um pincel, algodão ou tecido seco.
Deixe alguns minutos secando. Normalmente demora cerca de 10 a 15 min. O objeto deve estar totalmente seco e com uma coloração branca. (no caso do batom não é necessário esperar secar)
Pegue um pano, de preferência bem macio e esfregue o objeto até abrir o brilho. Se estiver muito difícil de sair, uma dica é umedecer um pouco o pano. Para a parte de dentro, utilize uma escova, tipo de dentes.
Por último, você pode deixar a peça submersa na água com bicarbonato de sódio por alguns minutos e depois secar bem.

Alianças geralmente têm garantia eterna, porém, o primeiro cuidado que se deve ter é pedir o certificado de garantia ao joalheiro ou designer de joias que efetuou a compra. Isso garante que a loja troque as peças caso apresente algum tipo de defeito, e, dependendo de algumas lojas, também o polimento.
Dicas extras:
Cuidado para não fazer riscos, ainda mais se o objeto for de ouro ou prata. Por isso utilize um pincel bem macio ou algodão, assim como sugerido no 2º passo.
O pincel é melhor do que algodão porque não deixa farpas.
Não esqueça que a prevenção é muito mais importante. Por isso cuidado com produtos como detergentes, sabão em pó, suor, oleosidade da pele, etc.
Tem cuidados certos para manter o brilho?
Quando se fala em alianças de prata, sabemos que a perda do brilho ou mesmo os arranhões que na peça acontecem pelo uso constante. No entanto, não usá-la também não é uma boa ideia, pois as manchas podem aparecer mesmo se você deixá-la guardada.
Sendo assim, além de aprender a limpar e polir sua aliança de prata, sugerimos que você também evite usá-la nos momentos em que utilizar produtos de limpeza ou mesmo quando for aplicar produtos cosméticos, como perfumes e cremes hidratantes. Também alertamos para o uso em praias e na piscina, pois o sol, a areia ou mesmo o cloro podem prejudicar a peça, sobretudo se ela for exposta a eles com muita frequência.
Também procure sempre ficar atenta a ações que realiza constantemente e que podem danificar a peça, como lavar a louça: o detergente e mesmo a esponja de aço podem causar riscos irremovíveis de sua aliança de prata. Nessas situações, remova-a e guarde-a em uma caixinha separada. Nada de jogá-la no meio de suas joias ou de suas bijuterias, combinado?


Comments