Dia da pizza
- lulismaiello
- 10 de jul. de 2016
- 2 min de leitura
Essa data homenageia uma das invenções culinárias mais apreciadas por grande parte das pessoas: a pizza.

Pizza é uma preparação culinária de origem italiana e famosa no mundo inteiro, que consiste em um disco de massa, regado com molho de tomates e coberto com ingredientes variados, como queijo, carnes, ervas. Existem até pizzas doces.
No Brasil, São Paulo é conhecida como a capital nacional da pizza. Neste dia, as pizzarias costumam fazer festas, promoções ou descontos para os clientes.
As pessoas, obviamente, comemoram o Dia da Pizza comendo muitas fatias de pizza!
Vou deixar aqui algumas pizzarias em São Paulo:
1900 : O que começou 30 anos atrás em um antigo armazém da Vila Mariana proliferou-se para vários locais semelhantemente espaçosos. A filial nos Jardins ostenta um teto de vidro e fica aberta até as 5h da manhã. Enquanto puristas sofrem, as combinações excêntricas fazem grande sucesso. Os experimentalismos incluem clássicos da gastronomia nacional como carne seca com creme de mandioca, ou frango com Catupiry.
Rua Barão de Capanema, 348, Jardim Paulista
Brascatta: Distante do eixo midiático da gastronomia paulistana, a inauguração da pizzaria Brascatta, em 2004, iniciou a era das pizzarias premium para quem transita pelo Alto da Lapa e região. Feitas em forno à lenha, as pizzas possuem ingredientes de primeira, massa de bordas sexy, carnudas e grossas. A Brascatta também investe na criação de variações pouco ortodoxas como a que leva linguiça de javali, alecrim e mussarela.
Rua Doutor José Elias, 396, Lapa
Bráz: Dizem que a pizza em São Paulo é tão boa que até os italianos têm inveja. É uma afirmação ousada, mas se quiser conferir, a Bráz é um bom lugar para tirar a prova. Em Moema, Higienópolis ou Pinheiros, comece com uma das especialidades da casa, o pão de linguiça mergulhado em azeite de oliva picante. Entre os destaques estão a Fosca (presunto defumado, mussarela e catupiry) e a quatro-queijos Favorita, com taleggio, pecorino, caciocavallo e gorgonzola.
Rua Graúna, 125 - Vila Uberabinha, Moema
Primo Basílico: Famílias abastadas aguardam pacientemente por uma mesa nesse lugar popular, mas ainda assim tranquilo, nas noites de domingo. O restaurante também fica cheio na maioria das outras noites, mas conseguir uma mesa não deve ser o mesmo problema. A massa grossa assada no forno de alvenaria parece ciabatta, mas há opção de massa fina. Se estiver se sentindo ousado, a Brigitte – com brie, aspargo, mussarela e mel – é surpreendentemente boa, assim como a Obelix, cuja linguiça de javali satisfaz qualquer bom carnívoro.
Avenida Gabriel Monteiro da Silva, 1864, Jardim América
Veridiana: Entre os muitos atributos da Veridiana, certamente se destaca seu discretíssimo charme. O belo casarão de esquina, construído em 1903, foi impecavelmente restaurado. Muitos consideram a Veridiana entre as três melhores pizzas da cidade. Prove a pizza Napoli in Zucchini, que leva molho de tomate, creme de ricota e finas fatias de abobrinha refogadas no azeite de oliva, alho e hortelã e confira se não estão com a razão. Nós, da Time Out, apostamos que sim.
Rua Dona Veridiana, 661, Consolação
A tal da pizza: Pizza de sabores variados servidas nas mãos, com vinhos por taça e wi-fi livre, em ambientação aconchegante.
R. Dr. Mario Ferraz, 351 - Jardim Europa ; Rua Meandro, 460 -Jardim CoIibri , Cotia
Comments